quinta-feira, 29 de março de 2012

OPINIÃO | 'Curta' apenas aquilo que vem do alto

Por Daniel Lucas, presidende da Jubanorc*

Quero começar este texto com um versículo que é muito conhecido por todos: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” – Tiago 1:17

Vivemos em uma geração onde o acesso à informação é muito fácil e rápido. Todos os dias, o tempo todo, somos bombardeados por informações vindas de redes sociais, portais da internet, televisão, celular, etc. E isso só aumentou com a chegada dos smartphones, ipads e tudo mais.

O que tenho percebido é que tudo isso tem sido usado para distrair o jovem cristão do seu foco principal. Quem nunca passou mais de 30 minutos do seu dia no Facebook? Durante o expediente de trabalho talvez, durante a aula ou até mesmo antes de dormir? Atire a primeira pedra quem nunca fez isso!

Não quero que pensem que sou contra o uso das redes sociais e internet, pelo contrário, acredito que tais ferramentas podem ser usadas, desde que da maneira correta! Explico: a internet, bem como as redes sociais, é aberta ao mundo inteiro, literalmente! No Facebook existem usuários cristãos, como nós, e não cristãos. Cabe a nós, jovens crentes, optar por honrar e glorificar a Deus mesmo pela internet, postando fotos dignas de um cristão, escrevendo textos que edifiquem e tendo conversas que são cabíveis as pessoas que são de Cristo! Lembre-se que as más ações, mesmo que virtuais, são pecado, e como tal, são passíveis da condenação eterna (1 Cor. 6:12).

Daí então você pode me questionar: “Mas Daniel, não existe nada na Bíblia dizendo que não posso usar a internet ou o Facebook!”. E eu respondo que você tem razão! Mas digo que a Bíblia é a palavra de Deus, completa e perfeita! Ela não fala sobre internet e Facebook, mas trata de como um verdadeiro servo de Deus deve se comportar. Veja:

1 -“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” Colossenses. 4:6 - Que tipo de conversas você anda tendo na internet? Que tipo de comentários você tem colocado no “seu face”? Se Paulo tivesse um Facebook, certamente postaria textos sábios que edificassem a todos que lessem.

2 – “Se vocês querem uma vida feliz e boa, mantenham domínio sobre a língua e guardem os lábios da mentira” I Pedro 3:10 – Fofoca via Facebook, MSN? Pedro diz que não é boa ideia.

3 – “Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.” Mateus 5:29 – Agora é o próprio Jesus te dizendo que sites pornográficos, fotos ousadas, ou até mesmo a inveja (vai dizer que você, garota, nunca ficou com inveja da foto linda que sua “amiga” colocou no “face”?), não são legais e podem te levar pro inferno.

Visto isso, use a internet e as redes sociais como ferramentas de edificação e proclamação do evangelho e não como uma distração daquilo que realmente importa. Gaste mais tempo com oração e com leitura da Bíblia. Se você ficou 30 minutos no “face”, fique 30 minutos lendo a Bíblia também! Ou se é para ficar na internet, aconselho a ficar menos tempo no Facebook e mais tempo em sites que realmente possam te ajudar. Há dois blogs que visito muito e que têm me ajudado demais. São eles o Não morda a maçã (www.naomordamaca.com) e o Voltemos ao evangelho (www.voltemosaoevangelho.com). São blogs feitos por pessoas que realmente mostram, inclusive na internet, que o jovem cristão pode fazer a diferença.

Para concluir, gostaria de deixar uma frase do Pr. John Piper: “Uma das maiores utilidades do Facebook e do Twitter será provar no Último Dia que a falta de oração não era por causa de falta de tempo”.

Que Deus te abençoe e que a cada dia você procure a dádiva que Deus nos dá por meio da sua palavra e da intimidade com Ele!

“Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vossos corações. E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus.” Colossenses 3:16 e 17.

PAUL WISHER - SEU TWITTER MOSTRA QUE VOCÊ É SALVO?



*Daniel foi convidado para escrever no blog esta semana  

2 comentários:

  1. Longe de querer generalizar, mas muitas pessoas usam as redes sociais, desde a época do Orkut, para tentar mostrar que suas vidas são perfeitas.

    A intenção é se mostrar "pop", com uma vida agitadíssima e interessante.

    Vão almoçar, tiram uma foto do prato e mandam um comentário positivo sobre a situação.

    Saem com os amigos no final do expediente para comer alguma coisa e já pegam o celular para postar aquilo. Pra quem lê, parece que a saída é o maior evento social da face da terra.

    Agora quase ninguém põe coisas do tipo: "nossa, tomei um tombo no Metrô hoje. Não sabia onde enfiar a cara, todo mundo riu de mim".

    Ou então: "cometi uma burrice sem tamanho no meu emprego, quase fui demitido".

    Claro, as redes sociais hoje são uma forma de propaganda pessoal, muitas empresas correm pro Face, Twitter e outras plataformas antes de contratar alguém.

    Mas a verdade, para muitos, é que as redes sociais servem de vitrine para uma vida de faz de conta, perfeita, que por vezes não condiz com a realidade.

    E nesse faz de conta, as pessoas se "esquecem" de manifestar aquilo que de fato importa, como o Daniel pôs no texto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Ivan. Tem muita gente que tem duas vidas. Uma na internet e outra, na realidade.
    Por isso, devemos ser sinceros em tudo que fazemos.
    Gostei muito da Frase do John Piper “Uma das maiores utilidades do Facebook e do Twitter será provar no Último Dia que a falta de oração não era por causa de falta de tempo”.
    Temos que dedicar mais tempo a Deus.

    Muito legal Daniel

    ResponderExcluir