quarta-feira, 14 de março de 2012

OPINIÃO | Ladrões de alegria

*Por Thomaz Gomes Loiola, diretor de Eventos do Arena 

Baseado no texto de 2º Coríntios 3:17, onde a palavra "Senhor" quer dizer Espírito. E onde o Espírito do Senhor está presente, ali existe liberdade. 

Tudo o que compartilhamos deve estar firmado na palavra de Deus; o Salmo 118:24 nos ensina que este é o dia que o Senhor fez, portanto devemos nos alegrar nele. Não podemos produzir a verdadeira alegria, pois somos humanos e falhos, mas podemos confiar nossos sentimentos nas mãos de Deus. Cantamos que "quando tudo diz que não Tua voz me encoraja a prosseguir", mas nem sempre acreditamos na letra dessa canção. Há momentos em que as palavras não resolvem e não temos em nossa memória aquilo que nos traz esperança.

Podemos  e devemos interceder pelas pessoas que nos cercam e não agirmos como os amigos de Jó, que julgavam apenas pelas circunstâncias. Embora o  cenário da época mostrasse falha na vida do servo de Deus, ele estava sendo provado, "duramente provado".

Somos rápidos em condenar com base no nosso modo limitado de compreender, esquecendo da soberania de Deus, que jamais age segundo os nossos padrões. No lugar de Jó, perdoaríamos nossos amigos ou arrumaríamos uma desculpa para justificarmos nossas falhas? Se falarmos que é fácil entendermos as falsidades de amigos, somos hipócritas e estamos mentindo, pois dos amigos esperamos cumplicidade e lealdade. Quando isso não acontece, só o tempo e a misericórdia de Deus para nos abençoar e perdoar, pois não podemos nos esquecer de que não somos perfeitos.

Um relacionamento íntimo com Deus é tudo o que precisamos. Nossas mentes finitas jamais poderão entender totalmente um ser infinito em amor como nosso Deus. Ele não é previsível, não adianta ficar tentando adivinhar como agirá e porque permite certas situações. Quando somos submissos, Ele nos orienta e nos dá sabedoria para sermos bons amigos e servos.

Às vezes, basta orar,  ouvir, abraçar, dar atenção a quem sofre por algum motivo. Dessa maneira evitaremos conselhos errados ou falsos, pois, onde o Senhor esta presente não existe espaço para falsidade.

Que sejamos bons amigos de Deus e dos que esperam confiança e dedicação por meio de nossas vidas.

Sejamos, pois, praticantes e não apenas ouvintes distantes da palavra de Deus, que deve nortear as nossas vidas em tudo e não somente no que julgamos ser a direção dele. Lembre-se: jamais seremos felizes e teremos paz se não praticarmos o que aprendermos dia após dia nos bancos de nossas igrejas.

“Assim acontece também com vocês, agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá  tirar essa alegria de vocês”, João 16:22.


* Thomaz escreve para o blog na terceira semana de cada mês

Um comentário:

  1. Ótimo texto...
    O melhor é que eu estava precisando muito ler isso, estava meio triste.

    ResponderExcluir