quarta-feira, 4 de abril de 2012

PALAVRA DO PRESIDENTE | Vivendo sem se contaminar

Por Gabriel Candido de Souza, presidente do Arena*

“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permiti-se não contaminar-se.” (Daniel 1.8)

Lendo o livro de Daniel podemos tirar um grande exemplo de uma pessoa que viveu sem se contaminar ou se corromper. Nos primeiros capítulos vemos um jovem que foi tirado de seu país, forçado a ir pra uma terra estrangeira, longe de tudo e de todos. Com ele estavam apenas outros três amigos. Mas mesmo longe, talvez com todos os motivos do mundo para crer que havia sido desamparado por Deus e por seu povo, Daniel permaneceu fiel.

Daniel se tornou um dos profetas mais conhecidos durante toda a história do povo de Deus e fez diversas revelações sobre o futuro da nação de Israel, bem como do fim dos tempos. Mas antes de se tornar um profeta de renome, teve que servir no palácio do rei. Ele e seus amigos sabiam que a comida do rei era oferecida aos deuses da Babilônia. Também sabiam que Nabucodonosor era um rei mau e perverso, que não fazia o que era reto aos olhos do Senhor. Por isso, resolveram não compactuar com aquelas coisas.

Firmeza! Acredito que essa é a palavra chave desse texto. Várias vezes dizemos aos nossos amigos e colegas que deixamos de fazer certas coisas por sermos cristãos. Às vezes, nem falamos isso, mas damos um jeito de não fazer. Acontece que no decorrer dos dias, nós abrimos brechas. Não digo que abrimos exceções para coisas sérias, pesadas, como as drogas e o álcool. Estou falando de coisas simples: uma conversa indevida, uma mentira, uma piada imoral. E, aos poucos, vamos perdendo o referencial, vamos nos deixando envolver pelas coisas e quando vemos, já estamos atolados na hipocrisia de fingir ser cristãos, agindo exatamente como os demais.

Daniel também teve que conviver com isso, mas uma das coisas que lhe deu forças foi o fato de ele e seus amigos decidirem firmemente não compactuar com o rei. Quando nos decidimos dessa maneira, com firmeza, com perseverança, as coisas acontecem de maneira diferente. Com apoio dos amigos e contando com o agir de Deus, que “concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos” (Daniel 1.9), ele pôde tomar a decisão correta, se alimentar de maneira diferente e ainda sim ser entre todos os jovens que serviam no palácio, o mais forte e sadio.

Devemos ter a mesma postura firme de não nos contaminarmos. Que tenhamos a ousadia de sermos puros diante de Deus. Que mesmo diante de pressões, mesmo que estejamos longe de casa, tenhamos, firmemente, caráter para sermos diferentes.


* Gabriel escreve para o blog na primeira semana de cada mês

2 comentários:

  1. Wilma M. Nunes de Lima Pagliarani4 de abril de 2012 às 22:34

    Parabéns Gabriel! Sua palavra foi muito oportuna, infelizmente muitos tem se deixado influenciar por pequenas coisas e acabam por dar passos largos se distanciando do Senhor. Continuemos firmes, resistindo às ciladas!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto!!! Daniel é um grande exemplo para todos os jovens da igreja.!!!

    ResponderExcluir