quarta-feira, 21 de março de 2012

OPINIÃO | Jesus, exemplo de ética, caráter e retidão

Por Ivan Pagliarani, diretor de Publicidade do Arena*

Estamos em ano de eleições, dessa vez municipais. Quem acompanha o noticiário ou se interessa pelo assunto, já percebe as especulações quanto às alianças partidárias. 

Isso me remete a outubro de 2009, quando o então presidente Lula foi questionado pela reportagem da Folha de S. Paulo sobre a sua aliança com José Sarney e Fernando Collor de Melo, algo impensável nas décadas de 1980 e 1990, já que Lula representava a esquerda e Sarney e Collor a direita.

Não tenho nada contra Lula, pelo contrário, mas a sua resposta na época para o fato foi imensamente infeliz e causou grande polêmica. “Quem assumir a presidência não montará governo fora da realidade política. Se Jesus Cristo viesse para cá e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão", declarou.
 
Sabemos que ninguém governa sozinho e que o sistema político brasileiro é complicado e viciado. Não por acaso, a presidente Dilma está enfrentando problemas com a mesquinha e chantagista base aliada. No entanto, Lula demonstrou que para muitos não importa quem são os outros, o que pensam e fazem, o importante é estarem juntos para terem o poder nas mãos. Cá entre nós, isso não é uma “virtude” apenas dos políticos. Basta olhar ao redor, no seu dia a dia.

Fazendo um paralelo, nos 33 anos que viveu como homem, Cristo deu diversos exemplos de ética, caráter e retidão. Basta lembrarmos quando Ele foi tentado por três vezes diferentes pelo diabo, mas manteve-se fiel ao Pai (Mateus 4:1 a 11). Também não podemos nos esquecer de que Jesus morreu por defender suas ideias até o fim e que não fez acordo com autoridades romanas e nem judaicas.

Também vale lembrar do que o apóstolo João escreveu em Apocalipse 3, dos versículos 15 ao 16: "Conheço as tuas obras e não és frio e nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". 

Ou seja, a própria Bíblia, maior difusora do evangelho de Jesus Cristo, fala que devemos ter uma posição definida, pois o meio termo enoja a Deus.

Que os políticos e nós mesmos, em nossas relações (que muitas vezes são políticas), saibamos disso.


*Ivan escreve para o blog na quarta semana de cada mês

3 comentários:

  1. Adorei amor, como sempre escrevendo belos textos. Ótima reflexão para pensarmos na postura que estamos tendo diante do evangelho de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Wilma M.N. de Lima Pagliarani22 de março de 2012 às 00:08

    Parabéns pelo texto. Temos que ser autênticos, fiéis em relação a tudo que cremos. Não podemos ficar em cima do muro, principalmente no que se refere à vida cristã.
    Wilma

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu querido! Muito bom o texto.
    Passar pelo discipulado deve ser algo que todo cristão deve enfrentar. Devemos ser fiel a Cristo em tudo.

    ResponderExcluir