sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

OPINIÃO | Coração, um depósito particular

Por Thomaz Gomes Loiola, diretor de Eventos do Arena*

De maneira consciente ou não, guardamos dentro de nós memórias. Nelas, estão incluídos pensamentos, sentimentos e percepções sensoriais. Paulo, por exemplo, percebeu que tinha pensamentos e motivos ocultos (I Corintios 4:1 a 5). Davi, por sua vez, pediu a Deus para que sondasse seu coração e tomasse conhecimento das ansiedades e caminhos maus escondidos (Salmos 139:23 e 24).

O Senhor nos conhece muito melhor que nós mesmos e diante Dele não há como nos apresentar com máscaras.

Infelizmente, o ser humano tem facilidade em passar pela galeria das memórias dolorosas, dos desenganos e frustrações. Nosso próprio Deus, quando necessário, permite que voltemos a experimentar em graus diferentes a dor armazenada em nosso coração. Dessa maneira, o Senhor nos concede a capacitação e benção do perdão para aqueles que nos ofenderam.

Lembro-me que em uma das mensagens ministradas pelo Pr. Josué Nunes de Lima, ele nos falou o seguinte: “nunca espere que a pessoa que te feriu te procure e, milagrosamente, peça perdão pelo mal que causou à sua vida. Clame ao nosso Deus para que Ele coloque o amor dele no seu coração. Dessa forma, você poderá perdoar de fato e ter a certeza de que a Paz que transcende a todo o entendimento invadirá o seu coração. Será uma experiência maravilhosa!”.

Ao apresentar ao Senhor uma ferida difícil de ser curada, Ele a toca, e, depois de algum tempo, a dor vai embora e não volta. No lugar, nascerá o amor, aceitação, ternura e encorajamento para seguir e ser testemunha viva do poder que Deus opera quando permitimos. Os fatos não são alterados como vemos em muitos filmes de ficção, mas a ferida não dói nunca mais. Pelo contrário: a marca fica para que possamos lembrar do fato e testemunharmos que com Cristo Jesus o que parece ser impossível, acontece.

Experiência com Deus não se explica. Vivemos e a cada dia aprendemos a ser mais dependentes do mestre, autor e consumador de nossa fé. Então, a vida cristã começa a ter um significado real e profundo em nossas vidas; passamos a entender melhor as pregações e louvores cantados por sabermos que os servos do Senhor são os que de fato podem passar por provações e saírem vitoriosos. Após as tempestades, vemos que nela tivemos sempre a companhia do nosso Pai eterno.


* Thomaz escreve para o blog na terceira semana de cada mês.

10 comentários:

  1. Tho, essas palavras foram muito úteis para a minha vida.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Thozão, ótimo texto. Temos sempre que orar para que Deus sonde os nossos corações e retirar tudo aquilo que impede a nossa comunhão com Ele!

    ResponderExcluir
  3. Surpreendendo como sempre!
    Ótimo texto para refletir.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus nos ajude a mudar nossos corações.
    Muito bom o Texto ThoTho!

    E volto a falar...Ano de Maior Comunhão entre a Igreja.

    ResponderExcluir
  5. Parabéens Thomaz!
    Que Deus possa sempre estar a frente de tudo em nossa vida. E SIM, ele NUNCA nos abandonará em meio as tempestades da vida..

    ResponderExcluir
  6. Belo texto,por sinal muito edificante.Deus o abençõe Thomaz!

    ResponderExcluir
  7. benção!
    em jeremias 17:9-10 fala: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
    Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

    só Deus conhece nosso coração é sabe do que precisamos por isso devemos entrega-lo a Deus!

    ResponderExcluir
  8. PERFEITO Tho =)
    Ki DEUS o abençõe mais e mais, assim como abençõou a minha vida através deste texto. Continue escrevendo!!! Beijinhusss Heidy

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lindas palavras, gostei muito .. obrigado, pois as palavras me edificaram.
    Fica na paz ...

    Deus abencoe ..

    ResponderExcluir
  10. Belas palavras Tho! Que vc possa ser um instrumento de Deus para abençar nossas vidas!!

    ResponderExcluir