sexta-feira, 13 de abril de 2012

Culto Arena de março: o silêncio de Deus


No dia 31 de março tivemos mais um Culto Arena, o terceiro deste ano. Dessa vez, contamos com a presença do pessoal da Igreja Batista da Fé e Igreja Batista do Imirim, que durante o dia participou de um intercâmbio com o Radar (grupo de adolescentes da IBJB).

Tivemos ainda a participação especial da banda da Igreja Batista Betânia. Já a mensagem ficou sob responsabilidade do Pr. Edvaldo Fernandes Rosa, titular de nossa igreja, que falou sobre O Silêncio de Deus. Confira a seguir os principais pontos abordados.

RESUMO DA MENSAGEM
Como base, o pastor utilizou o texto de Malaquias 4:4 a 6:

"Lembrem-se da lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel.
Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.
Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição."

Depois de ler o texto, ele explicou que Malaquias foi o último profeta do antigo testamento e que o silêncio do Deus durou quatrocentos anos. Nesse período, o povo foi dominado por persas, gregos e, finalmente, romanos.

O pastor explicou que o fato de o silêncio de Deus existir não quer dizer que Ele estava ausente. Ele sempre dirigiu a história, como mostra o Salmo 139:7 e 8.

“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.”

Além disso, Deus estava preparando o tempo certo para a vinda o Messias, como está em Gálatas 4:4 e 5.

“Mas, quando chegou à plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.” 
  
Por fim, o pastor trouxe o tema à nossa atualidade por meio de duas aplicações. A primeira é que podemos viver um tempo em nossa vida em que parece que Deus não fala conosco e que não há uma palavra ao nosso coração. Mas temos que entender isso como um sinal de que Ele está agindo em nossas vidas (Salmo 121:4 e Romanos 8:28).

A segunda é que quando não percebemos Deus falando, devemos agir. Agir no sentido de fazer aquilo que já sabemos que é da vontade Dele, como estudar a Bíblia (2 Timóteo 3:16), orar (1 Tessalonicenses 5:17), fugir das idolatrias (Salmo 139:23-24), manter o culto coletivo (Hebreus 10:25), observar a doutrina (Hebreus 13:9) e santificar nossas vidas (Romanos 12: 1-2).

Contamos com a presença de todos no próximo Culto Arena.

3 comentários:

  1. Foi muito legal a presença das igrejas do Imirim e da Fé.
    Tbm o Louvor, ministrado pela Igreja Batista Betânia, ficou ótimo!!

    ResponderExcluir
  2. Tbm gostei da Aplicação da Mensagem! O Tema Silencio de Deus...já achei complicado,..., Mas o Pastor Edvaldo trouxe de uma forma muito legal para todos. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Pena que não pude ir, mas este mês estarei lá, sem falta!

    ResponderExcluir