sexta-feira, 13 de abril de 2012

OPINIÃO | Amizade com o mundo é inimizade com Deus

Por Eder Lima Leal, vice-presidente do Arena*

Um dos meus livros preferidos da Bíblia é a carta de Tiago. Não sei dizer quantas vezes a li, mas todas as vezes que leio aprendo algo diferente.

Uma vez assisti a uma mensagem do Pastor Augustus Nicodemus Lopes, onde, para abordar o mundanismo, usou como base o capitulo 4 de Tiago. Essa é uma questão muito importante para nós, jovens cristãos. O mundanismo sempre existiu na igreja, e não estou me referindo a jovens de cabelos compridos, que usam piercings, brincos ou bonés, mas sim a um mundanismo que está mais ligado a atitude do que a usos e costumes.

Pode muito bem um irmão que faz a barba todo dia, usa cabelo curto e coloca seu melhor terno para ir à igreja, ser totalmente mundano em seu coração. No capítulo 4, versículos de 1 a 4 — redigidos logo abaixo —, Tiago nos apresenta a origem deste mundanismo:

De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
 

Fica claro no verso 4 que a amizade com o mundo é a origem de todos os conflitos. Nós, jovens, sabemos bem que Deus nos deu diversos prazeres, como ouvir músicas, praticar esportes, ler livros, assistir filmes, provar boas comidas, etc. Mas todos esses prazeres têm uma maneira certa de serem utilizados.

Mundanismo é exatamente o inverso disso: é quando usamos esses prazeres de forma desleixada. Quando atendemos a prazeres que fazem guerra dentro de nós estamos sendo mundanos. E é exatamente essa a fonte de contendas, onde o meu prazer é superior ao bem de outra pessoa.

Frases como “Eu tenho o direito de ser feliz” são muito utilizadas nos dias de hoje. Para satisfazer o meu prazer (para eu ser feliz) eu vou magoar qualquer um que se oponha a isso, pois o meu prazer é mais importante. Isso é egoísta e mundano. Precisamos buscar a vontade de Deus, não o nosso prazer.

Quando conhecemos a Palavra de Deus, descobrirmos que nosso prazer maior é conhecer a Deus e nos alegrarmos nEle. Torna-se prazeroso obedecer a Palavra de Deus e deixamos de ser dominados por nossos desejos: Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne” (Gálatas 5:13ª).

Que todos nós, jovens da Igreja Batista Jardim Brasil, possamos ter prazer nas coisas espirituais.


* Eder escreve para o Blog na segunda semana de cada mês

4 comentários:

  1. Muito bom, Edão.

    Tiago vai direto ao ponto ao tratar dos problemas que assolavam e ainda assolam a igreja e os crentes.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo manos, e tambem em Salmos 1:1 diz que bem aventurados sao aqueles que tem o seu prazer na lei do Senhor, e nao em prazeres da carne! O que vai de encontro a este texto sobre mundanismo de Tiago! Parabens pra voces manos, que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Wilma M. Nunes de Lima Pagliarani13 de abril de 2012 às 15:32

    É muito bom, saber que jovens como vocês tem se preocupado em viver uma vida debaixo da graça de Deus, comprometidos com a palavra do Senhor, vivendo no mundo sem "ser" do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Dé. A carta de Tiago é leitura obrigatória para qualquer jovem!

    ResponderExcluir