quinta-feira, 3 de maio de 2012

PALAVRA DO PRESIDENTE | Inimigos da oração


Por Gabriel Candido de Souza, presidente do Arena*

“Antes de tudo, pois exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” 1 Tm 2.1-4

Estamos envolvidos em um grande movimento de clamor e evangelismo: os 100 dias que impactarão o Brasil. A campanha visa a mobilizar as igrejas e todo o povo de Deus com o propósito de orar e proclamar o nome do Senhor Jesus durante 100 dias. Será a maior vigília de oração da história deste País. Porém, há cinco terríveis barreiras que muitas vezes temos que transpor para desenvolvermos uma vida de oração.

1ª Cansaço - O Cansaço paralisante, que te impede de orar sem cessar. Mas, justamente na oração podes dominar essa fadiga desnatural, pois a Bíblia diz: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” Is 40.31 a, 29.

2ª Distração – Diversos pensamentos permeiam a sua mente durante a oração. Logo você acaba caindo “em si” e percebe o quão longe estava. Essa arma do inimigo fica sem efeito com a oração em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz”.

3ª Intranquilidade interior - Uma intranquilidade inexplicável pode te dominar. Justamente essa inquietação só pode ser removida na oração. Seja qual for à origem – pecado, nervosismo ou incredulidade –, a Bíblia diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá: jamais permitirá que o justo seja abalado” Sl 55.22. E continua: “Porque estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu” Sl 42.11. Ouve: somente na oração recebes ajuda também quanto a essa situação.

4ª Pressa - A arma que satanás usa com maior sucesso, contra muitos que querem orar, é a pressa. A Bíblia é bem clara em Eclesiastes 8.3: “Não te apresses em deixar a presença Dele”. Qual o motivo da tua pressa? A quantidade de serviço! A Bíblia diz em Isaias 55.2-3 a : “ Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão; e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom, e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá”. Pela tua oração constante tuas tarefas diárias ficam envoltas nas fontes de poder divinos. Percebes admirado que o tempo que passaste em oração fervorosa foi melhor utilizado e a terrível arma da pressa fica sem efeito.

5ª Desânimo - O desânimo é uma arma que paralisa muitas pessoas de oração. Desânimo significa não olhar longe o suficiente. A Bíblia diz: “Olhando firmemente para Jesus”. Isso significa não olhar para o visível e sim olhar para Jesus – Paulo diz em 2 Coríntios 4.8: “Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados”. Por quê? Ele orava. Isaías diz: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sêde fortes, não temais. Eis o vosso deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará”. Is 35.3-4. Só há uma maneira de afastar o desânimo: Através da oração sincera. A vontade de Deus é que você ore; a vontade de satanás e que você não ore.

Que nenhumas dessas barreiras sirvam de empecilho para que você não participe dessa campanha e tenha uma vida de oração. Escolha um horário, um lugar para que você possa interceder e faça desse momento algo especial e único.
 
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Crônicas 7:14


Gabriel escreve para o blog na primeira semana de cada mês* 

2 comentários:

  1. As vezes pensamos que nossas orações não terão efeito no Brasil todo....Mas isso é duvidar do Poder de Deus. Nosso papel é orar!!!
    Abração!

    ResponderExcluir