quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PALAVRA DO PRESIDENTE | Deus, o nosso refúgio em meio às lutas

Por Gabriel Candido de Souza, presidente do Arena*


O mundo atravessa uma crise sem precedentes. São catástrofes e sinistros de todas as espécies, o flagelo é universal; a fome e as pestes assolam a humanidade, a corrupção e a violência ultrapassaram todos os limites e o estresse e a angústia fazem parte do cotidiano do homem.

O crente não está livre dessas tormentas, mas aprenderá a exercer a sua fé em meio às dificuldades. O crente é diferente do descrente e em momentos assim essa diferença se evidencia. Enquanto o descrente recorre aos homens e aos antidepressivos, o fiel aprende a descansar somente em Deus.

No decorrer do Salmo 31 diversas vezes o salmista fala como Deus é a sua rocha, refúgio e socorro. É possível notar que provavelmente o salmista estava passando por perseguições e também por momentos de solidão. Mas o sentimento expressado foi “mas eu confio em ti, Senhor, e digo: Tú és o meu Deus” (Salmos 31:14).

Uma das histórias mais interessantes que ouvi dos “Heróis da Fé” foi a de como Martinho Lutero escreveu o famoso hino cristão Castelo Forte. Após ter fixado suas teses e ter se posicionado contra as práticas da igreja na época, ele passou a sofrer enormes perseguições e ameaças de morte. Mesmo em meio a esse período, escreveu a letra do hino citado, falando como Deus nos protege e é o nosso refúgio.

Deus em nenhum momento nos prometeu uma vida tranquila em nossa jornada aqui na terra. Muito pelo contrário, disse que teríamos aflições (João 16:33). Porém, a sua promessa nos serve de alento e traz tranquilidade: “Deixo-lhe a minha paz, a minha paz Eu vos dou” (João 14:27). E o que eu acredito ser mais maravilhoso ainda é que ele se propõe a estar conosco todos os dias das nossas vidas. “Estarei contigo todos os dias” (Mateus 28:20).
     
Não posso imaginar o tamanho de sua dor, mas posso lhe recomendar um refúgio e esconderijo para o seu livramento. Não podemos ter a certeza de que nunca sofreremos. Isso não é ensinado na Palavra, mas aprendemos a confiar em Deus. O que você precisa é aprender a confiar Nele e encontrar esse refúgio.

Que estas palavras façam com que você deseje caminhar e buscar por Ele e não ir pelos atalhos errôneos e inúteis que o mundo nos apresenta. Deus é o nosso esconderijo.


*Gabriel escreve para o blog na primeira semana de cada mês

2 comentários:

  1. Como estava conversando com o Ivan essa semana, "Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações," Tiago 1:2.

    Só assim pra gente conseguir crescer e confiar em Deus.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Eder e Gabriel. E digo mais: não adianta dizer que tem fé em Deus, que acredita que ele é nosso refúgio em meio às tribulações, e ficar reclamando por aí. "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará" (Salmos 37:5)

    ResponderExcluir