sexta-feira, 27 de julho de 2012

OPINIÃO | Experiência real


Por Thomaz Gomes Loiola, diretor de Eventos do Arena

Após uma semana especial no Instituto de Inverno da Adonorc/Jubanorc, onde meditamos no tema Intimidade com Deus, devemos estar prontos a exercitar o aprendizado,  vivendo novas experiências. Foi pensando nisso que resolvi desenvolver esse texto para que juntos possamos refletir sobre o significado do poder transformador de Cristo com base na Bíblia Sagrada.

“Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez”. Provérbios 13.16

Durante nossa existência temos que vencer muitos obstáculos que nos impedem de realizar projetos de vida por medo. O medo é a âncora que nos prende ao passado, nos levando a teimosia, frustrações, desobediência  e tantos outros fatos que expõem  nossas fraquezas e a falta de vivenciar o poder de Deus sobre nossas vidas.

É muito difícil abrir a mente de alguém que sente medo, pois ela não consegue viver pela Fé e enxergar o impossível. O ser humano só poderá sentir  liberdade se de fato houver intimidade de vida com Deus. Para tal, há de se pensar em cinco grandes pilares, os quais serão descritos em seguida.

“A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa”. Provérbios 14.8

1) Decisões são arriscadas e por esse motivo é preciso conhecer os fatos, seguir o principio da informação sem jamais pensarmos em realizar nada sem termos certeza que a condução vem do Senhor. Somos jovens, estamos em momentos de grandes decisões que definirão o nosso futuro — estudos, profissão, casamento etc. Sabemos que Deus fará tudo por nós, mas jamais o que podemos realizar.

2) Avaliação de questões deve estar presente em nosso viver , é mais fácil entrarmos em situações difíceis do que sairmos,  começarmos um relacionamento do que terminarmos. Para cada decisão há de se pagar um preço, por isso é preciso questionar alguns pontos : É necessário?  Vale a pena? Somente quando as respostas forem claras devemos seguir em frente. “O prudente percebe o perigo e busca refugio, o inexperiente segue adiante e sofre as consequências”. Provérbios 22.3

3) Planejamento de vida deve nos levar a acreditar em fatos firmes, conforme nos ensina a palavra de Deus em Provérbios 14.15. “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa”.

4) Se seus objetivos forem confirmados por Deus, declare sua fé e glorifique o nome Dele. “Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve,  faça-o com a força que Deus prove, de forma que em todas as coisa Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a gloria e o poder para todo o sempre. Amem”. I Pedro 4.11

5) Por último, coloque seus planos em prática. Se pensarmos em situações atuais, poderemos ilustrar pensando na confiança em que os trapezistas têm em seus parceiros: mesmo sem  voar e não tendo asas, ficam suspensos no ar por segundos aguardando seus pares para realizar suas proezas;  o exemplo de Pedro também nos inspira, apesar de vacilar quando se deu por conta de onde estava. Ele primeiro creu e obedeceu. Para andar sobre as águas precisamos sair do barco. Se ficamos na nossa zona de conforto como poderemos ver o poder de Deus sobre nossas vidas?

Qual o seu maior medo nesse momento? São muitos? Ouça a voz de Deus e siga em frente, não deixe  para depois. Hoje é o melhor dia para as mudanças necessárias, para experimentar a verdadeira intimidade com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário