quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A roupa ideal para usar na virada





          O Ano Novo está chegando. E muito provavelmente você já tenha escolhido a roupa com a qual vai passar a virada. E muito provavelmente, também, ela seja branca, para propiciar aquele ano repleto de paz que todos nós queremos; ou amarela, para um ano de muita riqueza, ou qualquer outra cor com seu respectivo significado... Mas, desculpe-me te decepcionar, não será a cor de sua roupa que fará 2016 um ano melhor. Apenas você pode fazer o seu ano valer a pena.

            Semana passada, escrevi um post falando sobre ser feliz mesmo através das dificuldades, que se estivermos próximos de Deus, com a leitura da palavra e oração todos os dias, as dificuldades serão imperceptíveis em nossas vidas. É certo que Jesus estará em sua vida nos momentos tempestuosos também: e para vencê-los basta ter bom ânimo e se lembrar de que Ele venceu o mundo. Porém, não adianta nada estar próximo de Deus e continuar sendo o mesmo. Aliás, se você estiver verdadeiramente com Deus e tiver cada vez mais intimidade com Ele, verá por si só que será impossível continuar no mesmo caminho e que uma transformação em sua vida será mais que necessária. “As coisas velhas já se passaram, eis que tudo se fez novo” (2 coríntios 2:17b)

Chega de ser o mesmo em sua casa, chega de ser o mesmo na sua escola, trabalho ou faculdade. Está na hora de mudar, de fazer a diferença! Na virada do ano, muitos voltam os olhos para os céus e pedem a Deus as coisas que tanto desejam, como um carro, uma casa própria, um emprego, uma transformação em seu lar.. Mas quantos que pedem por uma mudança em sua própria vida? O amigo que você tanto ora pela sua conversão, dificilmente se converterá se você continuar dando mau testemunho. Seus pais, que tanto você ora para que se acertem, nunca vão querer saber desse Jesus se você continuar sendo o filho desobediente que eles tanto chamam a atenção. Quer que o seu ano seja repleto de paz? Não precisa vestir uma camiseta branca no réveillon. Basta começar com essa pequena mudança em sua vida: seja o terceiro.

Mário Kaschel escreveu o livro “Eu sou o Terceiro” baseado em Lucas 10:27. Recomendo que leia. É um livro que vai totalmente contrário a cultura da nossa sociedade que ensina que devemos ser o primeiro em tudo. Jesus nos ensinou justamente o oposto: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento" (Deus em PRIMEIRO); "Amarás o teu próximo" (As pessoas em SEGUNDO); "Como a ti mesmo" (Você em TERCEIRO). Peça a Deus que o ajude amar e servir àqueles que estão a sua volta, peça a Deus para que todas as pessoas que Ele colocar diante de você sintam o amor Dele através de sua vida. Você verá como o seu ano começará incrivelmente bem.

A partir de hoje, esqueça as cores. Elas realmente não significam nada. Mas as suas atitudes sim. Conheço pessoas que ainda não encontraram a verdadeira paz por não tomarem esse posicionamento diante de Deus. Não deixe que você impeça a si mesmo de ser feliz; encha-se do espírito santo. Esse ano, use a camiseta do amor, a da alegria, da paz, da paciência, da amabilidade, da bondade, da fidelidade, da mansidão e do domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Enriqueça-se com as coisas do reino e tenha um ano incrivelmente abençoado. Que Deus abençoe a sua vida.


Felipe Ferreira
Vice-diretor de Comunicação

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Até aqui chegamos




Esse é um daqueles momentos em que começamos a pensar e refletir tudo o que nos ocorreu durante o ano... O que fizemos ou deixamos de fazer, as palavras ditas, os abraços dados, os sorrisos e olhares trocados, as alegrias vividas e compartilhadas, as amizades novas que ganhamos, as aventuras e experiências inesquecíveis que tivemos... E, infelizmente, lembramos também das dores, de cada lágrima derramada, das perdas, dos fracassos, e de todas as tristezas pelas quais tivemos de passar. Mas há uma coisa importante a ser lembrada, a mais importante de todas: a certeza de que Jesus esteve conosco em todos esses momentos, inclusive nos tempestuosos.

Vejo muita gente murmurando, muita gente reclamando e compartilhando inúmeras mensagens no Facebook para mostrar o quanto o seu ano foi ruim, que esperam um 2016 melhor... Pessoas conhecedoras da Palavra. Só posso concluir que elas não estão seguindo corretamente os passos de Jesus. Será que se esquecem do povo no Egito, que, de tanto murmurar, acabaram não chegando à Terra Prometida? Já é tempo de pararmos de focar só nos problemas e começarmos a perceber as bênçãos que recebemos a cada dia.

Que tal começarmos a seguir mais o exemplo do apóstolo Paulo? Em Listra, quando foi com Barnabé pregar e anunciar o evangelho, Paulo acabou sendo apedrejado. “Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.” (Atos 14:19). Imagine você sendo apedrejado até o ponto de pensarem que você está morto. Agora, responda: você voltaria ao mesmo local em que acabou de ser apedrejado? Pois vejamos o versículo seguinte: “Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe”. Paulo voltou para a cidade! Imagino o quanto deveria estar ensanguentado, ferido e meio zonzo; imagino também os discípulos surpresos ao vê-lo se levantar e caminhar em direção a cidade, mesmo sabendo do risco de ser apedrejado novamente. Ainda com as dificuldades, Paulo não desistiu, continuou indo em frente com a Missão que Jesus havia dado. “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia, confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus vs. 21-22. Talvez esse tenha sido um ano muito difícil, em que os momentos de alegria tenham sido raros. Talvez nesses últimos anos esteja faltando paz em sua casa, você está tendo dificuldade em achar um emprego e as coisas só estejam piorando... Essa é a vida te apedrejando, cuidado para que esteja morto. A escolha de se levantar e retornar à cidade é sua.

Eu poderia falar que as coisas vão melhorar e que ano que vem tudo vai ficar bem. Mas a única certeza que tenho é a de que Jesus não te abandonará, continuará com você em todas suas dificuldades, e você fará delas momentos de alegria. “...mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5:3-4). Então, fortaleça-se em Jesus Cristo. Leia mais a Palavra, ore mais. Quanto mais próximo de Jesus você estiver, mais imperceptível a dificuldade será. Até aqui o Senhor tem nos ajudado, e se chegamos até aqui foi por causa dEle. O que importa é que a Graça nos alcançou, e a Salvação é algo que ninguém pode nos tirar.

“Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” (1.co.15:55)

Felipe Ferreira
Vice-diretor de Comunicação