sexta-feira, 27 de julho de 2012

OPINIÃO | Experiência real


Por Thomaz Gomes Loiola, diretor de Eventos do Arena

Após uma semana especial no Instituto de Inverno da Adonorc/Jubanorc, onde meditamos no tema Intimidade com Deus, devemos estar prontos a exercitar o aprendizado,  vivendo novas experiências. Foi pensando nisso que resolvi desenvolver esse texto para que juntos possamos refletir sobre o significado do poder transformador de Cristo com base na Bíblia Sagrada.

“Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez”. Provérbios 13.16

Durante nossa existência temos que vencer muitos obstáculos que nos impedem de realizar projetos de vida por medo. O medo é a âncora que nos prende ao passado, nos levando a teimosia, frustrações, desobediência  e tantos outros fatos que expõem  nossas fraquezas e a falta de vivenciar o poder de Deus sobre nossas vidas.

É muito difícil abrir a mente de alguém que sente medo, pois ela não consegue viver pela Fé e enxergar o impossível. O ser humano só poderá sentir  liberdade se de fato houver intimidade de vida com Deus. Para tal, há de se pensar em cinco grandes pilares, os quais serão descritos em seguida.

“A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa”. Provérbios 14.8

1) Decisões são arriscadas e por esse motivo é preciso conhecer os fatos, seguir o principio da informação sem jamais pensarmos em realizar nada sem termos certeza que a condução vem do Senhor. Somos jovens, estamos em momentos de grandes decisões que definirão o nosso futuro — estudos, profissão, casamento etc. Sabemos que Deus fará tudo por nós, mas jamais o que podemos realizar.

2) Avaliação de questões deve estar presente em nosso viver , é mais fácil entrarmos em situações difíceis do que sairmos,  começarmos um relacionamento do que terminarmos. Para cada decisão há de se pagar um preço, por isso é preciso questionar alguns pontos : É necessário?  Vale a pena? Somente quando as respostas forem claras devemos seguir em frente. “O prudente percebe o perigo e busca refugio, o inexperiente segue adiante e sofre as consequências”. Provérbios 22.3

3) Planejamento de vida deve nos levar a acreditar em fatos firmes, conforme nos ensina a palavra de Deus em Provérbios 14.15. “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa”.

4) Se seus objetivos forem confirmados por Deus, declare sua fé e glorifique o nome Dele. “Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve,  faça-o com a força que Deus prove, de forma que em todas as coisa Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a gloria e o poder para todo o sempre. Amem”. I Pedro 4.11

5) Por último, coloque seus planos em prática. Se pensarmos em situações atuais, poderemos ilustrar pensando na confiança em que os trapezistas têm em seus parceiros: mesmo sem  voar e não tendo asas, ficam suspensos no ar por segundos aguardando seus pares para realizar suas proezas;  o exemplo de Pedro também nos inspira, apesar de vacilar quando se deu por conta de onde estava. Ele primeiro creu e obedeceu. Para andar sobre as águas precisamos sair do barco. Se ficamos na nossa zona de conforto como poderemos ver o poder de Deus sobre nossas vidas?

Qual o seu maior medo nesse momento? São muitos? Ouça a voz de Deus e siga em frente, não deixe  para depois. Hoje é o melhor dia para as mudanças necessárias, para experimentar a verdadeira intimidade com Deus.

terça-feira, 17 de julho de 2012

OPINIÃO | Para a glória de Deus

Por Eder Lima Leal, vice-presidente do Arena

Não sei quem já teve a oportunidade de ler o livro Uma Vida Com Propósito, de Rick Warren. Eu já estou lendo pela segunda vez e estou sendo muito abençoado.

De uma maneira geral, o livro trata sobre algo que todos nós cristãos sabemos: nosso propósito de vida é glorificar a Deus.

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre!”.
Romanos 11:36.

Mas como podemos cumprir nosso propósito e dar a glória que é devida a Deus?

Jesus Cristo glorificou a Deus quando cumpriu seu propósito aqui na terra se entregando na cruz para morrer em nosso lugar.

Nós também podemos glorificar a Deus cumprindo nosso propósito. Vou citar aqui cinco maneiras para fazermos isso:

- Glorificamos a Deus ao adorá-Lo. Adorar a Deus é muito mais que louvar, cantar e orar. É um estilo de vida que compreende em apreciar a Deus, amá-lo e oferecer a nós mesmos para o cumprimento dos propósitos que Ele preparou. Temos que usar nossas vidas para a glória de Deus e isso é adorá-lo. Adorar é colocar Deus em primeiro lugar sempre, acima de tudo aquilo que existe em nossa vida.

- Glorificamos a Deus quando amamos nossos irmãos em Cristo. “Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte”. 1 João 3:14. Esse versículo já diz tudo. Ou em outra tradução: “Nosso amor um pelos outros da testemunho que passamos da morte para vida”.

- Glorificamos a Deus quando nos tornamos como Jesus. Todos os dias devemos buscar ser como Cristo e imitá-lo em nossas atitudes. Isso faz parte de nosso amadurecimento espiritual.

- Glorificamos a Deus quando servimos com nossos dons. Deus nos concedeu dons para servimos a Ele e a nossos irmãos. Assim como podemos abençoar e ser abençoados na família de Deus.

- Glorificamos a Deus quando falamos de Jesus para outras pessoas. Essa é a nossa missão. Devemos falar do amor de Cristo por todos. Devemos levar a mensagem do evangelho para aqueles que não a conhecem, para que essas pessoas também possam glorificar a Deus.

Viver para glorificar a Deus exigirá uma mudança em nossas prioridades e isso nem sempre será fácil. Mas, precisamos ser perseverantes nesse caminho! Não pensem que Deus quer que tenhamos uma vida de escravidão, vivendo e seguindo milhões de regras. Muito pelo contrário. Deus quer que sejamos livres. Livres do pecado, livres de nós mesmos, livres em Cristo Jesus para que alcancemos a vida eterna que Ele tem preparado para todos aqueles que o amam.

Então a questão é “Pra quem você irá viver: para si ou para Deus?”. Cumpra seu propósito e glorifique a Deus.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PALAVRA DO PRESIDENTE | Na contramão do mundo

Por Gabriel Candido de Souza, presidente do Arena


Quem já teve a oportunidade de andar na contramão de uma rodovia? Certamente foi um sufoco! Estar na contramão não é confortável. A contramão é um lugar perigoso com grandes possibilidades de se machucar. Pode haver colisões frontais. Quando andamos na contramão certamente nos encontraremos com aqueles que vêm no sentido contrário. É necessária muita coragem para estar nesta posição e suportar as inúmeras críticas, gritos e buzinas.

É muito mais fácil andar na direção em que todos estão indo...

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Não se conformar é não ter a mesma forma, em outras palavras, é não estar na mesma direção. Ser cristão é andar na CONTRAMÃO DO MUNDO.

Todo cristão precisa andar no caminho de Deus e este é a contramão do mundo.
Ser cristão não é fácil. É preciso ter coragem, força e ousadia para seguir o caminho de Jesus. Mesmo com tantas dificuldades é confortante lembrar que o melhor de Deus está por vir. A nossa recompensa está na eternidade. Enquanto isso não acontece, temos que perseverar, lutar e buscar fidelidade à Jesus.

Não existe fórmula mágica para a fidelidade. Apenas a união com Jesus pode nos dar forças para resistirmos às ondas deste mundo. Somente Cristo pode nos indicar o caminho. 

“Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o". Isaías 30:21

Necessitamos com urgência ter mais intimidade com Deus para ouvirmos sua voz e só então podermos andar na contramão do mundo.