quinta-feira, 31 de maio de 2012

OPINIÃO | No pouco ou no muito


Por Ivan Pagliarani, diretor de Publicidade do Arena


É durante a juventude que mais alimentamos sonhos, mais ambicionamos. Natural, visto que estamos no início da vida profissional, temos tempo para estudar, a maioria ainda não se casou etc.

Para muitos, até por vivermos em uma sociedade capitalista e também por querermos o melhor para nós e para as nossas famílias, faz parte desses sonhos o desejo de ser bem sucedido.

Não há nada de errado nisso, pelo contrário. Se tudo o que ganhamos é fruto do nosso trabalho honesto, sem passar por cima de ninguém, devemos entender que a recompensa financeira é dádiva de Deus, que são bênçãos derramadas sobre nós e que Deus também está nos dando a oportunidade de ajudarmos a sustentar a obra Dele.

No entanto o dinheiro abundante pode trazer consigo, dentre outras coisas, ainda mais ambição, arrogância, avareza, ostentação, extrema dependência e sentimento de altossufuciência.  Não é a toa que Paulo diz que o dinheiro é a origem de todos os males (1º Timóteo 6:10) e que Jesus disse aos seus discípulos que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus (Mateus 19:24).

Por isso, cuidado! Pode ser que você esteja seguindo à risca o que alguns dos vários livros sobre educação financeira ensinam para que se ganhe o primeiro milhão e a sua conta bancária está ficando cada vez mais polpuda. Mas atenção: dinheiro, principalmente no campo espiritual, não é parâmetro para nada.

Devemos ter ciência — e eu me incluo nisso — de que o que importa é estarmos sempre na dependência de Deus e obedecermos aos seus mandamentos, seja no pouco ou no muito (Mateus 6:19 a 34 e Êxodo 16). Tudo o que temos vêm do Senhor e devemos fidelidade a Ele. E uma das maiores provas de fidelidade que podemos dar é o dízimo, devolvendo a Deus a décima parte do que recebemos. O dízimo é um mandamento, ao contrário do que muitos andam pregando por aí. Leia Malaquias 3:8 a 11.

Não se deixe enganar.

Como disse no começo do texto, quando mais sonhamos e ambicionamos é na juventude. Ao mesmo tempo, nossa faixa etária carrega a fama de ser má dizimista nas igrejas afora.

Não estou dizendo que você não deve guardar dinheiro (deve sim!) e nem se preocupar com o seu conforto e o da sua família. Mas não podemos colocar isso acima da nossa fé e dos princípios cristãos.

Radar em alta voltagem


O Radar, grupo de adolescentes da Igreja Batista Jardim Brasil, realiza no próximo sábado o seu primeiro culto do ano, chamado de Radar em Alta Voltagem!. Com início marcado para às 19h no templo de nossa igreja, o encontro terá o tema Se eles conseguiram, nós também vamos conseguir!.

O preletor será o Marcos P. Oliveira, que, segundo a organização, foi escolhido para que você se sinta à vontade e se divirta enquanto aprende mais sobre como pode vencer suas lutas com base na fé e na palavra de Deus.

Os participantes contarão ainda com louvor, dinâmica, lancheteria e com os estandes de inscrições para o ArenaCamp2012 e de vendas de camisetas para a campanha da Trans, onde você terá a oportunidade de ajudar a Junta de Missões Nacionais.

RADAR EM ALTA VOLTAGEM!
Local: Av. Júlio Buono, 3.028 e Av. Sanatório, 151 (acesso pelo estacionamento)
Data: sábado, 2 de junho
Horário: 19h
Tema: Se eles conseguiram, nós também vamos conseguir!
Preletor: Marcos P. Oliveira

terça-feira, 22 de maio de 2012

OPINIÃO | Tesouros em nosso coração


Por Thomaz Gomes Loiola, diretor de Eventos do Arena

Qual tesouro está no seu coração? Os tesouros deste mundo, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam? A Bíblia deixa claro que onde estiver o nosso coração estará o nosso tesouro (Mateus 6:21).

Não podemos servir a dois senhores, porque iremos amar um e aborrecer ao outro (Mateus 6: 24 ). Muitas vezes cantamos o quanto amamos a Deus, pregamos a sua palavra, mas na verdade a nossa vontade está voltada para as coisas deste mundo. Focamos apenas no que é passageiro e nos esquecemos de construir uma vida de santificação, colocando em segundo lugar o que de fato valerá para a vida eterna.

Aprendemos em Mateus 6:22 que os nosso olhos são candeia do corpo. Se os nossos olhos forem bons, todo nosso corpo será cheio de luz, contudo, se forem maus, será cheio de trevas. Então, seremos incapazes de ver os milagres de Deus a cada instante de nosso viver e, consequentemente, seremos pessoas amargas sem capacidade de propagar as verdades aprendidas na palavra de Deus.

Também seremos ansiosos e nos preocuparemos sempre com o dia de amanhã. Esquecendo-nos que nosso Deus tem a provisão para o nosso viver, nos comportaremos como os gentios mencionados em Mateus 6:32, duvidando que em sua imensa sabedoria Deus nos suprirá a cada manhã.
 
Se buscarmos sempre em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, todas as coisas nos serão acrescentadas. Porém, só poderá viver essa verdade quem tiver experiência de vida com Deus.
 
Biblicamente, o coração é o centro das emoções e dos sentimentos. Nele, guardamos o que determina nossas atitudes para com Deus e com os homens. Se em nossos relacionamentos aprendermos a exercitar o amor, guardaremos em nosso coração virtudes que estão em nós por meio da ação do Espírito Santo.

Ore e peça para que Deus tenha misericórdia de sua vida e ajude a mudar tudo aquilo que não O agrada, igual lemos no Salmo 139. Guarde os tesouros de Cristo em sua vida, para que você seja vencedor em todas as áreas de seu viver.

“O coração é um triângulo que só a trindade é capaz de preencher.” Thomas Watson

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Você faz o ArenaCamp 2012: escolha um dos temas dos almoços e festas


Uma das grandes inovações do ArenaCamp 2012 é a maior interação com todos os acampers. Prova disso é que este ano você terá a inédita oportunidade de escolher o tema dos almoços do acampamento e das festas que acontecerão logo após o jantar.

Para isso, é muito simples: basta você escolher o seu tema preferido dentre os propostos nas enquetes que estão no lado direito deste Blog.  São oito opções para os almoços (onde os três mais votados serão eleitos) e sete para o jantar -- os dois mais votados serão escolhidos.

Fala sério, essa é uma oportunidade única, não é mesmo? Você literalmente está "fazendo" o seu ArenaCamp.

Abaixo, citamos todos os temas escolhidos pela Comissão de Acampamento para participar da enquete. Esperamos a sua opinião e, mais do que isso, que independente dos temas vencedores, você deixe a sua criatividade fluir e entre sem medo na brincadeira.

TEMAS PARA O ALMOÇO

Sertanejo
Colegial
Máscaras
Profissões
Príncipes e Princesas
Brega
Chapéu
Nações

TEMAS PARA O JANTAR (FESTA)

La Fiesta Mexicana - Sombrero, pimenta e muita diversão!
Hollywood - Vista-se de seu personagem de filme preferido
Oscar: a festa do tapete vermelho - Uma festa de gala digna da maior premiação do cinema mundial
Flinstones - Quem disse que na Idade da Pedra não havia festa?
Esportistas - Alegria Esporte Clube
Fazenda - Arraiá dus bom!
Infantil - Tá na hora de brincar!

Para mais informações sobre o ArenaCamp 2012 mande email para o inscricao_acampamento@hotmail.com ou acesse ao hot site do evento: www.arenacamp.net 

OPINIÃO | O céu deu à terra seu melhor presente


Por Eder Lima Leal, vice-presidente do Arena*
 
"Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados." 1 Pedro 2:24  


Será que conseguimos imaginar quão grande foi o sacrifício de Cristo em nosso lugar? Essa semana trouxe para esta coluna um texto de Max Lucado. Ele nos faz lembrar do quanto Deus já fez por nós.

Posso falar sobre pecado? Eu poderia lembrar a você e a mim mesmo que o nosso passado é recheado de explosões de raiva, manchado com noites de paixão ilícita, e pintado de cobiça sem limites?

Que tal se o seu passado se tornou público? Imagine ficar em pé num palco enquanto um filme com cada segundo secreto e egoísta da sua vida é projetado numa tela por trás de você?

Você tentaria se esconder debaixo do tapete? Você gritaria para que os céus tivessem misericórdia? Será que você sentiria uma fração… Somente uma fração daquilo que Cristo sentiu na cruz? O desgosto gelado de um Deus que odeia pecado?

Você vê Cristo na cruz? Aquilo é um fofoqueiro pendurado lá. Vês Jesus? Sonegador. Mentiroso. Racista. Vê o carpinteiro crucificado? Ele bate na mulher. Viciado em pornografia e assassino. Está vendo o menino de Belém? Chame-o pelos seus outros nomes – Adolf Hitler, Osama bin Laden, e Jeffery Dahmer.

Mas, espere aí, Max. Você não pode juntar Cristo com estes pecadores. Não jogue o nome dele na mesma frase com aqueles!

Eu não o fiz. Foi Ele que fez. De fato Ele fez muito mais. Mais do que colocar o nome dEle na mesma frase, Ele se colocou no mesmo lugar. E no seu.

Com as mãos cravadas abertas, Ele convidou Deus, "Trate-me como os trataria!" E Deus o fez. Num ato que quebrou o coração do Pai, e ao mesmo tempo honrou a santidade do céu, o julgamento que lavou todo pecado foi derramado sobre o filho inocente de Deus.

E o céu deu à terra seu melhor presente. O cordeiro de Deus que levou o pecado do mundo.

"Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste?"

Por que Cristo clamou aquelas palavras?

Para que você nunca precise fazê-lo”.

Que a graça de Deus esteja com todos os que amam o nosso Senhor Jesus Cristo com um amor que não tem fim!


* Eder escreve para o blog na segunda semana de cada mês

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PALAVRA DO PRESIDENTE | Inimigos da oração


Por Gabriel Candido de Souza, presidente do Arena*

“Antes de tudo, pois exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” 1 Tm 2.1-4

Estamos envolvidos em um grande movimento de clamor e evangelismo: os 100 dias que impactarão o Brasil. A campanha visa a mobilizar as igrejas e todo o povo de Deus com o propósito de orar e proclamar o nome do Senhor Jesus durante 100 dias. Será a maior vigília de oração da história deste País. Porém, há cinco terríveis barreiras que muitas vezes temos que transpor para desenvolvermos uma vida de oração.

1ª Cansaço - O Cansaço paralisante, que te impede de orar sem cessar. Mas, justamente na oração podes dominar essa fadiga desnatural, pois a Bíblia diz: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” Is 40.31 a, 29.

2ª Distração – Diversos pensamentos permeiam a sua mente durante a oração. Logo você acaba caindo “em si” e percebe o quão longe estava. Essa arma do inimigo fica sem efeito com a oração em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz”.

3ª Intranquilidade interior - Uma intranquilidade inexplicável pode te dominar. Justamente essa inquietação só pode ser removida na oração. Seja qual for à origem – pecado, nervosismo ou incredulidade –, a Bíblia diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá: jamais permitirá que o justo seja abalado” Sl 55.22. E continua: “Porque estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu” Sl 42.11. Ouve: somente na oração recebes ajuda também quanto a essa situação.

4ª Pressa - A arma que satanás usa com maior sucesso, contra muitos que querem orar, é a pressa. A Bíblia é bem clara em Eclesiastes 8.3: “Não te apresses em deixar a presença Dele”. Qual o motivo da tua pressa? A quantidade de serviço! A Bíblia diz em Isaias 55.2-3 a : “ Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão; e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom, e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá”. Pela tua oração constante tuas tarefas diárias ficam envoltas nas fontes de poder divinos. Percebes admirado que o tempo que passaste em oração fervorosa foi melhor utilizado e a terrível arma da pressa fica sem efeito.

5ª Desânimo - O desânimo é uma arma que paralisa muitas pessoas de oração. Desânimo significa não olhar longe o suficiente. A Bíblia diz: “Olhando firmemente para Jesus”. Isso significa não olhar para o visível e sim olhar para Jesus – Paulo diz em 2 Coríntios 4.8: “Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados”. Por quê? Ele orava. Isaías diz: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sêde fortes, não temais. Eis o vosso deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará”. Is 35.3-4. Só há uma maneira de afastar o desânimo: Através da oração sincera. A vontade de Deus é que você ore; a vontade de satanás e que você não ore.

Que nenhumas dessas barreiras sirvam de empecilho para que você não participe dessa campanha e tenha uma vida de oração. Escolha um horário, um lugar para que você possa interceder e faça desse momento algo especial e único.
 
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Crônicas 7:14


Gabriel escreve para o blog na primeira semana de cada mês*