segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Culto Arena de fevereiro: muito louvor e palavra abençoada

No último sábado, dia 25, tivemos no templo da Igreja Batista Jardim Brasil o Culto Arena de fevereiro. O cenário foi animador, com maior número de participantes, principalmente de visitantes, com relação ao culto de janeiro deste ano. Sob o tema Quero ser igual a Ele. Quem tem sido a sua referência?, tivemos como preletor o advogado Emerson Vieira e a participação da banda da Igreja Batista Nova Sião.

Confira abaixo o resumo da preleção e fotos do evento. No próximo mês, esperamos a sua presença.

PRELEÇÃO
Emerson Vieira: "atraiam pessoas para se parecerem iguais a Cristo"
Emerson dividiu a mensagem em três tópicos: quem deve ser, como identificar e quem é a nossa referência.
Para nos mostrar quem deve ser nossa referência, se apoio nos textos de Salmos 16:1 a 3, Efésios 4:11 a 13 e Hebreus 6:12. “Nosso modelo deve se parecer com Cristo”, disse.

Apoiado em outros textos bíblicos, Emerson disse que devemos encontrar nossos exemplos de vida na igreja e na Bíblia. “Só encontramos notáveis na igreja, mas na igreja não existem apenas notáveis”, advertiu. “Podemos até admirar o talento profissional, por exemplo, de uma pessoa do mundo, mas nunca o seu estilo de vida”.

Por fim, o preletor trouxe uma pergunta aos jovens: “vocês são boas referências para alguém? Sejam exemplos, atraiam pessoas para se parecerem iguais a Cristo!”.

FOTOS



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

OPINIÃO | Aproveite o tempo com o que de fato importa

Por Ivan Pagliarani, diretor de Publicidade do Arena*

Assim como muitos que irão ler este texto, acabo de voltar de viagem, aproveitando o feriadão de carnaval.  Os sentimentos são os mesmos dos de outros retornos: o de que a viagem valeu muito a pena, um pouco de tristeza por voltar à rotina e a certeza de que a vida pode ser muito melhor se soubermos dosar as coisas e aproveitar o nosso tempo com o que de fato é importante; no caso da viagem, passar momentos inesquecíveis com pessoas importantes para a minha vida.

A própria Bíblia, em Eclesisates 3:1 a 8, fala sobre a importância de aproveitarmos bem o tempo.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz."

Outra maneira de aproveitar bem o tempo — e neste caso, muito melhor do que fazer viagens — é dedicando parte dele a quem te fez, te trouxe à vida, te sustenta: Deus.

Você terá mais uma oportunidade de fazer isso no próximo sábado, dia 25, às 19h30, no Culto Arena de fevereiro.

Vivemos em uma cidade difícil, que pelo seu tamanho nos impede de fazer tudo o que queremos. Por isso, muitos aproveitam o final de semana para encontrar a(o) namorada(o), amigos, fazer o que não conseguem durante a semana ou simplesmente descansar. Muitas dessas coisas são importantes, mas nada se compara a dedicar parte do seu tempo ao Senhor.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, Mateus 6:33.

Trabalhar para o Senhor ou participar das atividades da Igreja trazem um prazer incomparável. E o melhor: quando você vai embora, não existem sentimentos ambíguos, como os que estou sentindo agora, ao fim de uma viagem. O que resta é maior conhecimento do Senhor, coragem de enfrentar o mundo (“todas estas coisas vos serão acrescentadas”) e a satisfação por ter aproveitado o tempo da melhor maneira.

Não perca tempo! Participe do Culto Arena de fevereiro e das nossas atividades.

O TEMPO - OFICINA G3




* Ivan escreve para o blog na quarta semana de cada mês

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

OPINIÃO | Ele jamais nos deixará


Por Thomaz Gomes Loiola, diretor de Eventos do Arena*

Muitas vezes nos deparamos com momentos difíceis, olhamos às circunstâncias e não vemos soluções, nos sentimos abandonados. Então pensamos:

- Qual a definição para tudo isso? Será que Ele nos ajudará de alguma forma? Como será o amanhã?

Nessas horas, sentimos medo de tudo e todos.

Max Lucado, em seu livro Sem Medo de Viver, define o medo de forma brilhante.
 
"O medo nunca escreveu uma sinfonia ou um poema ,negociou um tratado de paz nem curou uma doença . O medo nunca libertou uma família da pobreza nem um país com intolerância. O medo nunca salvou um casamento ou um negócio. A coragem o fez. A fé o fez. As pessoas que se recusaram a ouvir ou a se curvar ao medo o fizeram".

O medo nos impede de abrir o caminho em meio a multidão e sentir o toque de Jesus chegando no momento certo para nos abençoar (Mateus 9:20 e 21).

Jesus frequentemente tocava as pessoas motivado por um amor que trancendia á Lei levítica  que impedia os hebreus de se aproximarem, por exemplo, de um animal impuro (Lev 13:11), uma mulher logo após ganhar um bebê (Lev 12:2), em leproso (Lev 13:11) etc. Contudo, hoje estamos debaixo da Graça e as vezes nós mesmos colocamos barreiras para sentir a presença edificante de Cristo em nossas vidas.  

Em Mateus 8:23 a 27 a Palavra de Deus nos ensina que Jesus acalma a tempestade e nos ensina a confiar: Ele entrou no barco e os seus discípulos foram com Ele. Contudo sobreveio uma grande tempestade agitando o mar de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. Jesus, sem temor algum, dormia. Porém, os discípulos chegaram perto dele e o acordaram dizendo:

- Socorro, Senhor! Salva-nos! Perecemos!

Jesus respondeu:

- Por que é que vocês são assim, tão medorosos?  Como é pequena a fé que vocês!

Ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar e tudo ficou calmo. Então todos ficaram admirados e disseram:

- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?

Quantas vezes somos iguais aos discípulos, vemos a tempestade e ficamos com medo, pensando que vamos perecer? Mas Deus quer provar a nossa fé. Na palavra está escrito que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

Lembre-se: para ter uma caminhada com Cristo é necessário confiar, ter intimidade e experiência com Deus. Ele não prometeu um mar de rosas, mas nos orientou a crer nele sem duvidar e jamais perder a fé. Ele venceu o mundo (João 16:33)!

Sabemos que ter fé e bom ânimo nem sempre é fácil, mas quando o caminho estiver cheio de barreiras, tenha a certeza de que Ele jamais nos deixará e nem nos desamparará, não importa a tempestade. Se entregarmos  nosso  caminho a Ele de verdade, seremos vitoriosos. Afinal, em Cristo somos mais do que vencedores (Romanos 8:31).


*Thomaz escreve para o blog na terceira semana de cada mês. 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Participe do Culto Arena de Fevereiro


O Culto Arena de fevereiro já tem data e hora para acontecer: dia 25, último sábado do mês, às 19h30. Com o tema Quero ser igual a Ele. Quem tem sido a sua referência?, nosso preletor será o Dr. Emerson Vieira, membro da Primeira Igreja Batista em Ermelino Matarazzo. Ainda contaremos com a participação especial da banda da Igreja Batista Nova Sião.

No De Frente com Pagli, teremos uma entrevista exclusiva com Moisés, que falará sobre diversos assuntos de sua vida, dentre eles, a sua saga à frente do povo de Israel quando liberto no Egito.

Você também poderá ser o escolhido para participar do Arena Entrevista, contará com a nossa Comedoria e passará momentos inigualáveis de crescimento espiritual e comunhão.

Os interessados em fazer a inscrição no ArenaCamp 2012 ou retirar o carnê de pagamento, contarão com o nosso estande de atendimento ao final do Culto.

Compareça!

CULTO ARENA DE FEVEREIRO/2012
Local: Av. Julio Buono 3.028
Data: sábado, 25 de fevereiro
Horário: 19h30
Tema: Quero ser igual a Ele. Quem tem sido a sua referência?
Preletor: Dr. Emerson Vieira
Banda: Igreja Batista Nova Sião

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OPINIÃO | Quem sou eu?

Por Eder Lima Leal, vice-presidente do Arena*

Todos os dias fazemos planos. É só abrir os olhos pela manhã que começamos a planejar nosso dia. Mas você já se perguntou o porquê de alguns planos e sonhos nossos não darem certo?

Penso que a época onde mais me perguntei o porquê de meus planos e sonhos não darem certo foi quando terminei o Ensino Médio. Essa é uma época muito complicada para todos, pois temos que escolher o que vamos fazer em nossa vida profissional. Então sonhei e construí meus planos. Achava que não daria errado, era perfeito! Mas me enganei. Aquilo que tinha planejado com tanto cuidado foi ao chão e precisei recolher tudo e começar de novo.

Dessa vez, mais “maduro”, queria fazer o certo, não queria mais me decepcionar. Então fiquei muito tempo planejando de novo, estudei muitas alternativas e pronto! Consegui montar um plano melhor. Finalmente estava preparado pra ser feliz. Mas, quando menos esperava, nada deu certo. Foi então que percebi que não importa o quanto o plano seja perfeito aos meus olhos, ele sempre vai dar errado, pois os planos de um Cristão começam quando deixamos de planejar sozinhos e incluímos Deus em nossos projetos.

Em Tiago 4:13-14, diz: “Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa”.

Foi então que mudei o questionamento. Não queria mais saber o porquê de meus planos não darem certo, mas me perguntava: Quem sou eu pra fazer o que quiser? Ainda hoje tenho que tomar cuidado para não deixar Deus de fora dos meus planos e tenho muito a aprender. Mas Graças a Deus que posso contar com Sua misericórdia em minha vida e então começar tudo de novo.

QUEM SOU EU?  - VINEYARD




* Eder escreve para o blog na segunda semana de cada mês

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Faça a sua inscrição no ArenaCamp 2012

O evento mais aguardado e disputado do Arena já tem data para acontecer.

Trata-se do ArenaCamp, acampamento de jovens e adolescentes da Igreja Batista Jardim Brasil, que se realizará entre os dias 6 e 9 de setembro (aproveitando o feriado de 7 de setembro, que cai em uma sexta-feira) deste ano no Acampamento Rio Selvagem.

Você não pode ficar de fora. São apenas 150 vagas em um local que reúne diversas atrações de esportes, aventura e lazer em meio à Mata Atlântica com toda a segurança e conforto.

Além disso, teremos inúmeras novidades, muitas inéditas. A primeira é a criação de um hotsite exclusivo para o evento. Nele, você poderá se informar sobre tudo o que é importante no ArenaCamp 2012, como programação, local, tema, preletor, formas de pagamento, dentre outras coisas. Acesse e veja você mesmo(a): www.arenacamp.net

A segunda é que neste ano teremos um evento revolucionário, aos moldes de um congresso, com identificação visual diferenciada e muita organização. Você com certeza irá se surpreender!

Para oferecer tudo isso sem cobrar um preço alto, mais uma solução inédita do ArenaCamp 2012: contamos com o patrocínio do Grupo BVCop, Minds English School e da Padaria Jardim Brasil, empresas sólidas e que estão há anos no mercado prestando serviços de qualidade.

E sabe qual é a melhor notícia dentre todas essas? É que você poderá desfrutar de tudo isso por apenas R$ 225,00. E as boas notícias não param por aí. Fazendo a sua inscrição agora, em fevereiro, você receberá um carnê e poderá parcelar a sua inscrição em 8 vezes de apenas R$ 28,15, sem juros algum! Ou seja, em setembro, sem praticamente perceber, o seu acampamento estará quitado.

As inscrições podem ser feitas com o envio de um email para o inscricao_acampamento@hotmail.com e no estande que montaremos no próximo domingo à noite (12/02), após o culto na IBJB. O estande também será montado nos últimos domingos de cada mês.

Com todas essas novidades, não há como ficar de fora, não é verdade? Não perca a oportunidade! De nada adianta tudo isso se VOCÊ não participar. Nós garantimos que você irá se surpreender com o ArenaCamp 2012!

Restou alguma dúvida? Não se preocupe, acesse ao nosso hotsite (www.arenacamp.net) e também entre em contato pelo inscricao_acampamento@hotmail.com

ArenaCamp 2012. Esperamos você lá!

ARENACAMP 2012
Data: 6 a 9 de setembro
Local: Acampamento Rio Selvagem, em Juquitiba
Tema: Falsos, metidos e impostores: aonde foi parar meu verdadeiro eu?
Preletor: Pr. Sidney Roberto Machado da Silva
Investimento: R$225 parcelado em até 8 vezes, sem juros
Site: www.arenacamp.net
Contato: inscricao_acampamento@hotmail.com
Patrocinadores: Grupo BVCop, Minds English School e Padaria Jardim Brasil

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PALAVRA DO PRESIDENTE | Deus, o nosso refúgio em meio às lutas

Por Gabriel Candido de Souza, presidente do Arena*


O mundo atravessa uma crise sem precedentes. São catástrofes e sinistros de todas as espécies, o flagelo é universal; a fome e as pestes assolam a humanidade, a corrupção e a violência ultrapassaram todos os limites e o estresse e a angústia fazem parte do cotidiano do homem.

O crente não está livre dessas tormentas, mas aprenderá a exercer a sua fé em meio às dificuldades. O crente é diferente do descrente e em momentos assim essa diferença se evidencia. Enquanto o descrente recorre aos homens e aos antidepressivos, o fiel aprende a descansar somente em Deus.

No decorrer do Salmo 31 diversas vezes o salmista fala como Deus é a sua rocha, refúgio e socorro. É possível notar que provavelmente o salmista estava passando por perseguições e também por momentos de solidão. Mas o sentimento expressado foi “mas eu confio em ti, Senhor, e digo: Tú és o meu Deus” (Salmos 31:14).

Uma das histórias mais interessantes que ouvi dos “Heróis da Fé” foi a de como Martinho Lutero escreveu o famoso hino cristão Castelo Forte. Após ter fixado suas teses e ter se posicionado contra as práticas da igreja na época, ele passou a sofrer enormes perseguições e ameaças de morte. Mesmo em meio a esse período, escreveu a letra do hino citado, falando como Deus nos protege e é o nosso refúgio.

Deus em nenhum momento nos prometeu uma vida tranquila em nossa jornada aqui na terra. Muito pelo contrário, disse que teríamos aflições (João 16:33). Porém, a sua promessa nos serve de alento e traz tranquilidade: “Deixo-lhe a minha paz, a minha paz Eu vos dou” (João 14:27). E o que eu acredito ser mais maravilhoso ainda é que ele se propõe a estar conosco todos os dias das nossas vidas. “Estarei contigo todos os dias” (Mateus 28:20).
     
Não posso imaginar o tamanho de sua dor, mas posso lhe recomendar um refúgio e esconderijo para o seu livramento. Não podemos ter a certeza de que nunca sofreremos. Isso não é ensinado na Palavra, mas aprendemos a confiar em Deus. O que você precisa é aprender a confiar Nele e encontrar esse refúgio.

Que estas palavras façam com que você deseje caminhar e buscar por Ele e não ir pelos atalhos errôneos e inúteis que o mundo nos apresenta. Deus é o nosso esconderijo.


*Gabriel escreve para o blog na primeira semana de cada mês